sábado, 5 de setembro de 2009


Como professora há 16 anos, inicialmente em escolas públicas e depois em escolar particular, sentia a necessidade de uma formação mais completa, com competências teóricas, que respondesse as minhas inquietações e se somasse a minha experiência.

Trabalho com Educação Infantil nas turmas de 5 e 6 anos e procuro aprimorar a minha prática à luz dos teóricos estudados aqui no curso de Pedagogia. Entre eles, posso citar: Piaget, Wallon, Vygotsky, Freine, Freire, Freud, Gardner, Skiner, Montessori, entre outros.

Percebo então, que sou uma eterna aprendiz, já que me dispus a viver aventuras e ampliar meus conhecimentos. Sei que houve mudanças e que meus alunos só tem a ganhar com as minhas investidas, pois procuro garantir que eles tenha sucesso na sua trajetória escolar.

Entretanto, nem sempre foi assim. No início da carreira me sentia insegura e desmotivada, buscando me encontrar como profissional. Foi quando me descobri na Educação Infantil, veio-me o anseio de entender as crianças e puder olhá-las com outros olhos, aprendendo a lidar com as diferenças e os níveis desiguais que caracterizam cada turma. No começo do curso de Pedagogia, sentia-me confusa e com a sensação de que nada sabia. Mas foram as disciplinas de Psicologia, História da Educação, Didática, Linguistica à Alfabetização, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Educação Infantil, Avaliação da Aprendizagem, Metodologia da Alfabetização e Práticas Pedagógicas que me deram a certeza de que este era o curso que eu precisava para responder muitas questões. No entanto, compreendo, que só ele não foi suficiente para responder aos meus anseios e inquietações.

Um comentário:

  1. Oi,

    Agora você me deixou curiosa sobre sua prática de Educação Infantil. Fala um pouco para a gente como vc estrutura sua prática, as rotinas, brincadeiras etc.

    Beijos,

    Socorro

    ResponderExcluir