sábado, 5 de setembro de 2009


Nem todos tinham acesso à escola, principalmente porque muitas famílias não conseguiam arcar com os custos necessários para manter os filhos estudando, como material escolar e transporte, pois naquela época o governo não disponibilizava recursos para tais coisas.

As escolas do meu tempo não tinham a responsabilidade de fazer com que os alunos aprendessem a exercer a cidadania, ou seja, a reivindicar seus direitos e a ter consciência de seus deveres para com a sociedade. Parece-me que os professores nunca foram preparados para a realização dessa tarefa. Penso que hoje, os professores começam a se questionar sobre o seu contexto de trabalho e o papel que desempenham. Afinal, o preparo das futuras gerações depende, em grande parte deles, pois estão lá para educar as crianças, para humanizá-las, para fazer delas cidadãos conscientes.

As transformações sociais, políticas e econômicas das últimas décadas mudaram o mundo e também o papel da educação. O ensino de hoje não é a mesma coisa de há 30 anos. Os problemas são diferentes e as necessidades também. Acredito que houve muitos avanços, mas que ainda existem vários problemas para enfrentar, principalmente no que diz respeito a qualidade da educação e o fracasso escolar.

3 comentários:

  1. Rai, adoreiiii!!
    Esqueci de colocar na minha reflexão o quanto você e Leticia são minhas referência quando falam de educação. Que Deus possa continuar abençoando sua vida, te capacitando cada vez mais. Você é especial, muito para mim.
    Me lembrarei eternamente de vocês na minha caminhada enquanto pedagoga.
    E vamos para o estágio!!!!

    ResponderExcluir
  2. Rai, as suas filhas são lindas!!! torço muito por vc sua história tão bonita como educadora que DEUS te abençõe sempre.
    bjos
    ívina

    ResponderExcluir
  3. Oi Raimunda,

    vc toca em pontos fundamentais quando fala que hoje as escolas tem mais recursos para se manter, e uma melhor infra estrutura. Entretanto, a qualidade está muito ruim. O que vc pensa sobre isso?

    Beijos

    ResponderExcluir